Como repor um dente perdido ?
Existem várias maneiras de se repor um ou mais elementos dentais perdidos e o que guiará a melhor opção de tratamento é um exame bem realizado das condições oclusais e dos anseios do paciente.
Quais as opções de prótese existentes?
Com o avanço das tecnologias e surgimento de novos materiais, temos muito mais opções de prótese para serem usadas na reposição de dentes.
Prótese Total Removível: é indicada quando houve perda de todos os dentes, é feita de material resinoso com dentes pré fabricados que imitam os dentes naturais. Fica apoiada sobre a gengiva, e deve ser retirada após as refeições para escovação. O uso de cremes fixadores é indicado para garantir maior conforto ao paciente.
Overdenture: Há a possibilidade de aumentar a fixação da prótese total utilizando-se ao menos dois implantes na arcada, e incorporando um sistema de encaixe na prótese, que fixará a peça com mais eficiência, mas continua sendo necessária sua remoção para escovação após as refeições.
Prótese total fixa ou protocolo sobre implantes: também para quem perdeu todos os dentes, essa prótese é fixada sobre múltiplos implantes na arcada superior e na arcada inferior. A escovação é realizada após as refeições, com uso de escovas e acessórios para remover resíduos de alimentos. Este tipo de prótese tem revisões periódicas programadas para limpeza no consultório do dentista.
Prótese Parcial Removível: Indicada quando há uma quantidade suficiente de dentes remanescentes para apoiar e reter a prótese, que possui uma estrutura metálica que fica em contato com a superfície dental e uma base em resina para apoio em gengiva. Esse tipo de prótese não exige grandes desgastes dentários, e é uma opção quando os implantes dentários não podem ser realizados.
Prótese Parcial Fixa: Neste tipo de prótese, dentes artificiais são colocados sobre a raiz de dentes existentes que são previamente desgastados, e recebem uma coroa artificial que irá substituir a coroa dental perdida.
Prótese sobre implante: um implante de titânio é instalado no osso para substituir o dente perdido, e sobre ele é realizada uma coroa dentária artificial. É o procedimento que traz mais conforto ao paciente, e atualmente o que traz mais benefícios.
Prótese Flexível: alternativa às próteses parciais removíveis e produzidas em resina flexível, esse tipo de prótese tira a necessidade da utilização de grampos e estruturas presentes nas próteses tradicionais. A tendência é que o resultado tenha aparência mais natural. A utilização deste tipo de prótese é mais comum em idosos, como prótese provisória em casos de reabilitação ou mantenedores de espaço entre os dentes naturais.
Cada caso deve ser bem estudado com o cirurgião dentista, para se chegar a melhor solução para cada indivíduo.